quarta-feira, 29 de junho de 2016

YIP MAM BIOGRAFIA DE UM DOS MAIORES MESTRES DA ATUALIDADE

Yip Man – Biografia

Publicado: 13/05/2009 em Biografia
Yip Man e Bruce Lee
YipManMookYanJong
n574845354_1512285_5811
yip man
Assisti esses dias ao filme Ip Man, com Donnie Yen, e fiquei fascinado com a história daquele homem. Que é muito conhecido por ter sido o mestre de Bruce Lee. Mas há muito mais em sua história do que isso, chegando até a se confundir com a própria história do Wing Chun (Ving Tsu ou Wing Tsu).
Yip Man nasceu em uma família rica e influente que eram os donos de uma fazenda e de muitas casas ao longo de todo o comprimento de uma avenida na cidade de Futshan, na província Guangdong. Segundo seu filho mais velho, Chun Yip, o seu pai nasceu no ano 1893. No entanto, existe um segundo conjunto de datas de quem as fontes são vários estudantes de Yip Man. Ele teria nascido em 1898 ou 1895. Seja qual for o data exata do nascimento, com cerca de onze anos de idade, ele começou a ter um interesse em Wing Chun Kuen após assistir a aulas de arte marcial conduzidas pelo Mestre Chan Wah Shun.
Por ser de uma família rica era esperado que ele tendesse o seus interesses a estudos na literatura, poesia, arte e filosofia confucionista. No entanto, muitas vezes Yip Man escapava para assistir Chan Wah Shun dar aula. Um dia, finalmente, ele foi direto até p mestre e lhe pediu para que o autorizasse a participar de sua classe de Wing Chun. Meio desconfiado que poderia ser uma brincadeira, Chan Wah lhe disse que para ser admitido teria que pagar uma taxa de 3 taels de prata. Para sua surpresa logo Yip retornaria com os 3 taels, lhe dizendo que já sabia dessa taxa, e por isso ele vinha guardando dinheiro a algum tempo. O mestre não acreditou no garoto e pediu que ele trouxesse sua mãe para provar que o dinheiro era realmente dele, e que ele não havia roubado. Yip Man não teve outra alternativa e a levou ao encontro do mestre, que disse a mãe do menino que acreditava que ele tinha um grande talento para o Wing Chun Kuen. A partir de então Yip Man tornou-se o último e mais jovem discípulo de Chan Wah Shun.
Segundo a revista New Martial Hero, Yip Man disse que o seu mestre, nessa altura já tinha 70 anos e que, embora um pouco fraco, ele ainda iria corrigir seus erros com grande paciência. Além disso, Chan Wah Shun disse a seus outros alunos para instruir Yip Man. Dessa forma suas técnicas melhoraram rapidamente. Yip Man viria a treinar por três anos antes de seu mestre falecer. No entanto, antes de Chan Wah Shun morrer, ele lembrou a seu discípulo mais velho Ng Chung, para cuidar bem de Yip Man, o seu irmão caçula no Kung Fu. Yip Man continuou seus estudos sob a tutela de Ng Chung  até que um incidente, no qual Yip Man tinha apenas 16 anos, matou alguém em uma luta. Como seus pais eram muito ricos e tinham boas ligações, eles foram capazes de enviar seu filho quase imediatamente para o Japão, a fim de evitar maiores complicações com as autoridades.
Yip Man e Bruce Lee
Mais tarde ele viajou para Hong Kong para prosseguir estudos  no St. Stephen’s College. Este era um segmento do ensino secundário para as crianças de famílias abastadas e de estrangeiros que viviam em Hong Kong. Rapidamente estria elvolido novamente em brigas. Após seis meses, em Hong Kong, um dos seus colegas pelo nome de Lai cujo pai era proprietário de uma grande fábrica de seda Jervois Street em Sheung Wan, contou a Yip Man sobre um senhor mais velho, que estava morando em sua casa e que sabia artes marciais. Yip Man nunca havia perdido uma luta até aquele momento e estava muito confiante e orgulhoso de seu Wing Chun e aceitou com prazer o convite de ir vê-lo. Este cavalheiro, Leung Bik, pediu para ele demonstrasse o que sabia, o que Yip Man fez com  prazer, em seguida Leung Bik apontou uma série de deficiências na habilidade do rapaz. Yip Man ficou furioso e já estava pensando em dar ao velho uma lição, Yip Man imediatamente jogou um soco que foi desviado, com raiva mais dois golpe foram dados, e Yip Man estava deitado no chão se perguntando o que acabara de acontecer. Com raiva ele foi embora, somente no dia seguinte, mais calmo, ele retornaria pois havia percebido que tinha muito a aprender com este homem. Ele voltou para Leung Bik, pediu desculpa e pediu-lhe para que fosse seu aluno. Leung o ensinou por quantro anos, até sua morte.
yipman
Por volta da idade de vinte e quatro anos Yip Man voltava a Futshan. Sendo de uma família rica, ele não precisa trabalhar e foi capaz de se dedicar o próximo ano para refinar sua suas técnicas no Wing Chun. Yip Man se casou com Cheung Wing Sing e teve quatro filhos. Dois filhos (Yip Chun e Yip Ching) e duas filhas (Yip Ar Sum and Yip Ar Woon).
Desafios de Kung Fu entre diferentes escolas eram uma realidade quotidiana da cultura e das artes marciais chinesas, Yip Man rapidamente adquiriu uma reputação que fez dele o alvo de muitos desses desafios. Ele foi, no entanto, capaz de vencer todos os seus concorrentes.
Suas competências tinham melhorado tremendamente e ele encontrou-se mais avançado em suas habilidades do que seus antigos colegas estudantes de Chan Wah Shun. Isto provocou queixas de seu irmão mais velho no Kung Fu, que acreditavam que havia um tipo diferente de arte marcial e passou a tratar-lo como um traidor ao Wing Chun Kuen. Isto resultou em muitas discussões entre Yip Man e seu irmão. Felizmente, Ng Chung  entendeu e explicou a situação para os outros estudantes. Ele revelou que o seu comandante, Chan Wah Shun, embora altamente especializados na arte, não tinha sido um sábio, pois ele não estava na posição de explicar de uma forma correta, as teorias de Wing Chun Kuen para seus alunos. Considerando que Leung Bik foi um erudito, além de ser um artista marcial altamente qualificado. Assim ele poderia dar explicações explícita dos princípios do Wing Chun Kuen para Yip Man.
bruce-lee-yip-man-3
Yip Man era conhecido por ser uma pessoa modesta e despretensiosa, com uma forma amigável e bem-humorada de levar as coisas. Ele ganhou uma reputação de ser um homem honesto e honrado. Como resultado de sua reputação não apenas para artes marciais, mas também para a sua honra e honestidade, foi lhe oferecido o cargo de chefe da polícia de Futshan. Ele realizou este trabalho, ainda usando muito do seu tempo livre para praticar e ensinar Wing Chun Kuen, em sua casa.
O povo de Futshan passou a ter muito aimiração e respeito pelas habilidades de Kung Fu de Yip Man, mas ele nunca teve o menor pensamento de ensinar para ninguém, mantendo sempre o mandamento de Wing Chun Kuen. Ele costumava dizerr que Wing Chun Kuen era uma forma mortal de arte marcial. Quanto mais ele sabia da profundidade do Wing Chun Kuen, mais ele o admirava como uma arte de auto defesa. Foi por isso que ele nunca imaginou que um dia  iria se tornar um instrutor desta arte.
Em 1937 após a invasão da China pelo Exército Imperial Japonês, sua fama logo chegou aos ouvidos dos soldados japoneses e a ele foi oferecido vários convites para treinar as tropas japonesas. Mas, devido aos seus sentimentos nacionalistas e um ódio contra os invasores, ele recusou-se a ser usado pelo governo japonês. Devido a isto, a suas riquezas de família foram confiscadas.  Felizmente um dos seus bons amigos deram-lhe um apoio financeiro ao longo do tempo. A fim de retribuir a bondade de seu amigo, Yip Man aceita seu filho como um estudante. De 1941 a 1943 ele ensinou Wing Chun Kuen na fiação de algodão em Luen Cheung Wing. Durante este período, sua esposa adoeceu e logo faleceu, ele ficou sozinho para cuidar de seus dois filhos e duas filhas. Yip Man continuou, desta forma, até 1949.
yipman17
Quando os comunistas tomaram a China, começaram a perseguir os ricos e influentes e qualquer pessoa ligada ao Kuomintang, o partido político do Dr. Sun Yat-sen, o primeiro presidente da República Popular da China. Yip Man se sentiu obrigado a fugir da China, abandonou sua fortuna e procurou refúgio e regressou à Hong Kong (ocupada pela Grã-Bretanha), após uma curta estadia em Macau com alguns amigos, que era proprietário de uma loja de pássaros, chegando a Hong Kong por si só e desamparado, enfrenta certas pobreza. O que tornava muito difícil para Yip Man a encontrar um emprego adequado, era seu temperamento incomum e orgulho, juntamente com o fato de que ele era de uma família abastada. Por isso ele teve de se contentar com a vida na pobreza relativa. No entanto, Yip Man rapidamente passou a usar sua pericia em artes marciais para ganhar a vida. Ele decidiu romper com a tradição de Wing Chun Kuen e começou a ensinar.
De acordo com Lok Yiu, o segundo mais antigo aluno de Yip Man em Hong Kong, isto aconteceu da seguinte forma:
Entre os membros do pessoal da União, havia Leung Sheung, Lok Yiu Lau Ming e que todos eram amantes das artes marciais chinesas. O secretário, Tsui Fung, trabalhou com o jornal “Sing Pao Daily News’, e não tiveram tempo suficiente para gerir os negócios da associação. Então Lee Man foi utilizado como um auxiliar na assistência suplementar com o diário dos assuntos da Associação. Lee Man por vezes fez o movimento ‘Huen-São’. Leung Sheung reconheceu como um movimento básico do Wing Chun Kung Fu, pois ele havia aprendido algum outro estilo Wing Chun e, portanto, sabia alguma coisa sobre esse sistema. Ele perguntou se também Lee Man tinha aprendido antes. em seguida Lee Man contou histórias relacionadas aos atos de Yip Man e todos os presentes ficaram muito interessados. Lee Man então levou Yip Man à Associação após o trabalho do dia. Leung Sheung estava ensinando artes marciais para um grupo de pessoas. Leung Sheung era um especialista no estilo Dragão e Choy Lee Fut. Yip Man ficou observando calmamente, mas quando foi perguntado a sua opinião, ele começou a rir das habilidades marciais de Leung Sheung e disse a ele o que era mais ou menos útil. Leung Sheung não estava convencido só de ouvir, depois de uma demonstração todos ficaram maravilhados. Depois de muita persuasão, Yip Man finalmente aceitou o cargo de instrutor de Kung Fu da Associação dos Trabalhadores em Restaurantes.
A principio, os membros da Associação não prestaram muita atenção aos ensinamentos de Yip Man, nem eles tinham muito respeito por aquilo que ele estava ensinando, o Wing Chun não foi não muito atraente à primeira vista.
yipman20
Após dois anos de serviço como o instrutor para o Associação dos Trabalhadores em Restaurantes de Hong Kong, onde teve apenas alguns alunos, ele abriu seu próprio salão de formação no distrito de Yaumatei em Kowloon. Muitos dos seus primeiros alunos, que o seguiram ao longo dos últimos dois anos também veio para a nova localização. Foi então que este novo estilo Kung Fu começou a chamar a atenção de toda a Hong Kong. Mais tarde, quando mais e mais alunos vieram para as aulas, ele teve que mover o seu ginásio para um lugar maior. Sua fama, que corria rápido, e o valor prático de Wing Chun Kuen foram especialmente admirado por membros das forças policiais, que mais e mais freqüentavam suas aulas.
Ensinou Wing Chun Kuen, em Hong Kong de maio 1950 até sua aposentadoria 20 anos depois, atraiu muitos estudantes. Houve muitas lutas entre os alunos do Wing Chun Kung Fu com outros de outros estilos, afim de testar suas habilidades em combates. Estas aconteciam a mãos nuas, sem regras, e foram realizadas principalmente em becos de Hong Kong ou em telhados de prédios. Em algumas ocasiões, convidavam jornalistas para documentar as lutas. Foi principalmente através dessas documentações que a fama do Wing Chun Kuen começou a espalhar-se como um prático, eficiente estilo de arte marcial.
Yip Man e o Mook Yan Jong
Em 1970 Yip Man se aposentou oficialmente do ensino no ginásio e desfrutou de uma vida sem pressa ou preocupações, tomando chá à tarde e jantando fora à noite com os amigos e alunos. Embora ele ainda desse aulas particulares em sua casa. Em 1972, porém, um check-up médico revelou que ele sofria de cancer da garganta.  Esse foi também o período em que decidiu – apenas 2 semanas ou 10 dias (dependendo da fonte um que queira acreditar) antes de sua morte – deixar registros das técnicas do ‘Wooden Dummy ‘, feitos em um filme de 8 mm, de modo a deixar as técnicas com o manequim (Mook Yan Jong) da maneira correta para a posteridade. Ao ver a versão sem cortes deste filme, um pode ver claramente que Yip Man já estava bastante debilitado e usava as suas ultimas forças na demonstração das técnicas. Durante este tempo, ele ainda mantinha os hábitos de ir à casa de chá ou jantar fora à noite com seus discípulos.
Túmulo de Yip Man
No entanto, quando seu estado se agravou, ele foi de uma vez admitido no hospital e, finalmente, sucumbiu a esta doença fatal. Em 2 de dezembro de 1972 morre uma lenda.
Assistam aqui, uma parte do video gravado em que ele demonstra o Wing Chun e as tecnicas do Mook Yan Jong. E apreciem tambem a bela música Silent Moon por Jia Peng Fang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário